sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Felipe Menezes - SL Benfica

Nome: Felipe Menezes Jácomo
Nacionalidade: Brasil
Nascimento: 1988-01-20 (21 anos)
Posição: Médio
Altura: 183 cm
Peso: 75 kg
Clube: Goias

O Benfica parece já ter tudo acertado com o médio ofensivo brasileiro Felipe Menezes. Tal como tinha dito Rui Costa, o plantel Benfiquista ainda estava aberto e encontrou este jovem brasileiro para alternativa a Pablo Aimar no plantel encarnado.

Felipe é um jogador criativo com uma qualidade de passe impressionante. Um médio que compensa a lentidão com técnica e bom posicionamento em campo. Gosta de aparecer em zonas de finalização e remata igualmente bem com os dois pés.

Com a contratação de mais este jogador para o meio campo, a vida de Carlos Martins parece estar cada vez mais complicada, pois além das constantes lesões, tem cada vez mais concorrencia para o seu lugar.

O Sporting também volta a estar activo no mercado e há rumores que já tem acordo com o médio argentino Buonanotte, que já esteve referenciado pelo Benfica e pelo FC Porto.

Opinião: Sorteios europeus dificeis, mas possiveis!

Parece-me que realmente o FC Porto está num grupo difícil e que, apesar de poder passar á 2ª fase sem nenhuma admiração, também não será vergonha nenhuma se ficar em 3º lugar e garantir o apuramento para a Liga Europa. Julgo que se o FC Porto garantir pelo menos 3 pontos nos jogos com o Atlético e 1 ponto nos jogos com o Chelsea, garantirá o apuramento sem dificuldades. Estamos a falar de clubes com orçamentos muito superiores ao da equipa portuguesa, mas também isso nunca foi impedimento para belas prestações europeias dos portistas. Quero também chamar a atenção para a equipa cipriota do APOEL que apesar de ser uma equipa com muito pouca experiência a nível europeu, é uma equipa muito aguerrida que a jogar em casa, nunca deixará de lutar pelos 3 pontos, seja contra que adversário for.

Em relação aos clubes que estão na Liga Europa, julgo que tanto o Benfica como o Sporting estão em grupos fortes e com deslocações difíceis (Benfica á Bielorrússia e o Sporting á Lituânia), mas são ambos os favoritos dos seus respectivos grupos. A escassa experiência europeia dos oponentes pode tornar mais fácil o apuramento. Se os 2 grandes portugueses estiverem ao seu nível, a verdadeira dificuldade nesta prova apenas virá quando as equipas da Liga dos campeões se juntarem. Já o Nacional apesar de não estar num grupo muito forte, é claramente o elo mais fraco, mas também com possibilidade de fazer umas das suas gracinhas. Os oponentes irão por certo ter muitas dificuldades nas deslocações á madeira, onde os portugueses são realmente mais fortes.

Portugal pode voltar, este ano, a ganhar muitos pontos no ranking da UEFA.

UCL. Liga Europa. Sorteio.

Ditou o sorteio para a fase de grupos da Champions os seguintes adversários para o F.C.Porto: Chelsea, Atlético de Madrid e Apoel.

Vítor Baía prontificou-se a classificar o grupo como dificílimo, mas, tal como em anos anteriores, os objectivos portistas deverão manter-se os mesmos: passar a fase de grupos e tentar chegar o mais longe possível nas rondas eliminatórias.

Ultrapassando a declaração oficial "politicamente correcta", a verdade é que o sorteio podia ter sido mais feliz (veja-se o Grupo G), mas podia ter ditado pior sorte.
Fosse qual fosse a equipa sorteada do pote 1, a análise seria quase sempre a mesma: o jogo fora é para deixar tudo em campo, mas não é para deitar nada fora em caso de desaire. O jogo em casa é para pontuar. O FC Porto tem apresentado boas exibições contra equipas inglesas (exceptuando o desastre com o Arsenal), esperemos que este ano consiga elevar ainda mais a fasquia, mesmo com os londrinos a demonstrar muita força neste início de campeonato, com três vitórias em outros tantos jogos.. Os jogos com os cipriotas são de vitória obrigatória, se bem que as equipas que pertencem ao pote 4 já causaram embaraços aos dragões. O que nos leva aos dois encontros com os espanhóis. Desengane-se quem espera uma reedição fácil das duas partidas do ano passado. Embora sem contratações sonantes neste defeso (mas com o regresso de Reyes), a equipa madrilena merece respeito pela sua experiência, bem como pelos valores individuais capazes de desequilibrar qualquer partida. Será nestas duas partidas que o F.C. Porto terá de tentar garantir o sucesso da campanha europeia.


Também já são conhecidos os adversários das equipas europeias na Liga Europa.
Mesmo sendo cabeças de série, Sporting e Benfica não tiveram muita sorte. Os encarnados terão como adversários os ingleses do Everton, os gregos do AEK Atenas e os bielorrussos do BATE Borisov.
De pior falta de sorte se poderá queixar o Sporting, ao qual foi sorteado talvez a equipa mais forte do pote 3. No grupo D, com o Sporting, estão o Heerenveen, Hertha Berlim, e o FC Ventspils.
Os dois grandes nacionais terão de encontrar o seu melhor jogo rapidamente para poderem disputar a passagem à fase seguinte da Liga Europa.
O Nacional, que já sabia que ia ter a vida mais complicada, calhou no último grupo com Werder Bremen, Austria de Viena e Atlethic Bilbau. Depois da eliminação fantástica do Zénit, os olhos da Europa estão virados para os púpilos de Manuel Machado. Até onde poderão ir?

Opinião - Leão escondido sem nada de fora.

E a maldição do Natal este ano chegou mais cedo. Aliás, chegou tão cedo que em vez de maldição cheira a toda uma nova conjuntura no emblema leonino. Com o afastamento da Champions, fugiu o primeiro grande objectivo da época. E mais do que a derrota, ficou patente a incapacidade da equipa para produzir quando é obrigada a jogar fora da sua zona de conforto, fora do esquema estanque montado por Paulo Bento.

Porquê? O Sporting foi, dos grandes, a equipa que menos mexeu. A espinha dorsal da equipa é a mesma. O treinador é o mesmo. E no entanto é difícil reconhecer neste Sporting a equipa que em anos transactos era crónica candidata ao título.

Preparação.
Não nos arrogamos saber avaliar as necessidades físicas de uma equipa que inicia um campeonato, mas basta-nos a comparação entre a pré-época dos três grandes, para ver que o Sporting se destaca. O reduzido número de jogos, a ausência de testes contra equipas "mais sérias", o acumular de empates, foram indícios do começo de temporada a que se assistiu. Mais do que jogadores sem ritmo competitivo, do que rotinas desaprendidas, parece ter-se instalado na equipa uma abstracção permanente, uma falta de concentração ou motivação. Na segunda parte do jogo em Itália ficou a ideia que ninguém sabia muito bem qual a posição a ocupar ou o seu papel em campo.

Europa.
Sete milhões. São menos sete milhões nos cofres. No orçamento de qualquer equipa é um valor que faz mossa. Acrescentemos a esse valor o que se perdeu animicamente no espírito dos jogadores, desiludidos pelo afastamento. Contabilizemos também o acréscimo de cansaço e o decréscimo na paciência dos adeptos. O Sporting perdeu bem mais do que os sete milhões.

Forever.
Não foi sem alguma estupefacção que assisti no defeso à apresentação de Paulo Bento, como bandeira de uma candidatura que se adivinhava vencedora. Se o eco do descontentamento já na altura abalava a massa associativa, neste momento está a tornar-se ensurdecedor. A dupla Bento/Barbosa começa a ver seriamente reduzida a sua margem de erro e de manobra, e a sua incapacidade de demonstrar progressos na forma da equipa jogar não augura nada de bom para a sua manutenção a longo prazo.

Falta motivação. Falta balneário. Falta Liedson. Falta Polga. Falta abrir os olhos e ver que o Pedro Silva deste ano não serve e, principalmente, falta perceber que quando tudo corre mal, não mudar nada faz com que tudo permaneça igual. E talvez, mais do que a Paulo Bento, este conselho deva assentar a Bettencourt.

Afonso Alves e Elton apontados ao Dragão

Nome: Afonso Alves Martins Júnior
Nacionalidade: Brasil
Nascimento: 1981-01-30 (28 anos)
Posição: Avançado
Altura: 185 cm
Peso: 78 kg
Clube: Middlesbrough

Nome: Élton Rodrigues Brandão
Nacionalidade: Brasil
Nascimento: 1985-08-01 (24 anos)
Posição: Avançado
Altura: 185 cm
Peso: 84 kg
Clube: Vasco

Após desistir de Kleber, o Porto mantém-se no mercado para contratar um avançado, visto que Orlando Sá ainda não entra nas contas dos Dragões.

Os nomes que surgem em cima do fecho do mercado são os de Afonso Alves, jogador internacional Brasileiro com grande experiência e conhecidos dotes de goleador, e o de Élton, avançado sem experiência europeia, mas que tem dado nas vistas no campeonato brasileiro.

Afonso Alves começou a dar nas vistas no futebol holandês, ao serviço do Heerenveen, onde marcou 45 golos, e 39 jogos depois era transferido para o Middlesbrough. É um jogador com muita qualidade, que tanto pode jogar sozinho no ataque como acompanhado. É rápido, com muita força e certeza no remate. O jogador já demonstrou interesse em representar o clube português.

Élton é um ponta de lança mais fixo, mas com grande porte atlético. Bom na finalização, quer com os pés como com a cabeça e com grande poder de desmarcação. Tem a desvantagem, em relação a Afonso Alves, da falta de experiência europeia.

Estes dois nomes não passam de rumores, mas ambos são apontados pela imprensa brasileira como possíveis reforços do FC Porto.

Afonso Alves


Élton

Aqui um golo típico de Élton (ao minuto 1:20), num jogo onde o ex-portista Carlos Alberto também esteve em destaque.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Matías de Federico - Mais um Messi!?!?!?

Nome: Matías de Federico
Nacionalidade: Argentina
Nascimento: 1989-08-23 (20 anos)
Posição: Médio
Altura: 168 cm
Peso: 61 kg
Clube: Corinthians

Mais um talento que desponta da terra das pampas.

De Frederico foi recentemente contratado pelo Corinthians e é considerado como a próxima estrela argentina. Este jogador destacou-se ao serviço do Huracan e da selecção de sub-20.

Um jovem criativo, que tanto pode jogar como médio ofensivo, como a extremo. A velocidade, drible e técnica são as suas principais mais valias. O seu fortissimo pé esquerdo faz com que lhe chamem o novo Messi.

O seu passe custou aos Brasileiros 3M de euros e certamente não demorarão a serem recompensados pelo investimento. Vários clubes europeus já têm os radares apontados para este jovem prodígio. O próprio já admitiu que o Corinthians pode ser o clube perfeito para, mais tarde, dar o salto para um grande europeu.

Jornada II - Dragões destruidores, Aguias bafejadas e Leões abatidos.

Sporting CP 1 - 2 Sporting Braga
Vit. Guimarães 0 - 1 SL Benfica
FC Porto 3 - 0 Nacional

O Sporting recebeu o líder da tabela após uma uma prestação europeia que parecia começar a convencer críticos e adeptos. Mas podemos dizer que esse entusiasmo durou apenas até aos 12min, quando Alan aproveitou um alívio mal medido de Polga para fazer o primeiro do jogo. Se até esse momento o Sporting parecia controlar as operações, a partir daí demonstrou as dificuldades, já vistas durante a pré-época, para organizar o seu jogo ofensivo. Moutinho e Matias Fernandez ainda não se entendem quando é necessário progredir rapidamente para entregar a bola em condições nos avançados, Liedson ainda está bem longe da forma de outras épocas e o novo Miguel Veloso parece, ainda assim, incapaz de dar o músculo necessário à posição seis. Por outro lado, o Braga, sempre bem estruturado e mesmo sem fazer um jogo vistoso, pareceu sempre ter a partida controlada. Mesmo quando Djaló, que rendeu Matigol a meia hora do fim, apontou um golo de bandeira, era a frente de ataque dos minhotos, servida com categoria por Mossoró, quem criava as oportunidades mais perigosas. O golo da vitória surge aos 81' num canto bem aproveitado por Meyong, em que Rui Patrício não fica bem na fotografia.

O Sporting tem de melhorar o seu jogo se quer ser considerado um candidato ao título. Polga é uma sombra do que já demonstrou. Caicedo, que entrou para substituir Postiga que saiu lesionado, ainda está muito verde e já ninguém percebe a insistência de Paulo Bento ao apostar em Pedro Silva, que teve mais uma exibição muito pobre Destaque positivo para André Marques que, mesmo com um atraso desastroso para Patrício, mostrou qualidade no passe e no posicionamento defensivo.

Do lado do Braga, é um prazer ver jogar Mossoró, um jogador que trata muito bem a bola e dinamiza o ataque com passes criativos. Alan parece estar na sua melhor época, confiante nas transições e com um apurado sentido de golo e a experiência de Vandinho dá confiança à equipa no que toca a defender. Até onde pode ir a equipa de Domingos Paciência?

MVP para o Scouting Ground: Mossoró

____________________________________________________________



No jogo de Guimarães, a equipa da casa recebeu o motivado Benfica, que vinha de uma excelente prestação europeia e com uma armadilha táctica quase perfeita. Os pupilos de Nelo Vingada raramente deram espaço aos criativos do Benfica e fizeram com que estes perdessem inúmeras bolas prematuramente, permitindo contra-ataques perigosíssimos. Se na 1ª parte a táctica da equipa funcionou bem, na 2ª esta estava a funcionar na perfeição, até que uma infantilidade de Flávio Meireles (mão na área despropositada), dá penalti ao Benfica, 2º amarelo e consequente expulsão para o capitão vimaranense. A partir daqui, e apesar de Cardozo ter falhado mais um penalti para o campeonato, o Guimarães foi consentindo o domínio do jogo ao Benfica, embora sem nunca permitir grandes proximidades à sua área, e partindo sempre para perigosos contra-ataques. Destaque para os dois lances desperdiçados pelos avançados do Vitória apenas com Quim pela frente (um deles bateu no poste). Em cima dos 90 minutos e sem ter feito muito por isso (Nilson apenas fez uma defesa na 2ª parte e foi no penalti), o Benfica chega à vantagem num lance de bola parada. Um livre exemplarmente bem marcado por Fábio Coentrão, que continua a mostrar que merece ser titular nesta equipa, finalizado com um cabeceamento de Ramires que se desmarcou muito bem. Apesar do jogo menos conseguido, destaque para a vontade e o crer dos jogadores encarnados até ao fim.


MVP para o Scouting Ground: Ramires

O FC Porto entrou em campo pressionado com o resultado do Benfica e a saber que ia defrontar um adversário com muito valor, que vinha motivado pela vitória sobre o Zenit e o empate com o Sporting. Os dragões entraram em campo com vontade de resolver o jogo o mais cedo possível, mas apesar da boa dinâmica ofensiva, do bom entrosamento entre todos os sectores e das imensas oportunidades de golo criadas durante a primeira parte, o desacerto na finalização fez com que se chegasse ao intervalo com o nulo no marcador. O Nacional, talvez fatigado pelo jogo da Euroliga, nunca criou perigo junto da baliza do Porto. Após o intervalo, houve alguns ajustes tácticos (principalmente na esquerda) e os dragões voltaram a entrar muito fortes e a criar muitos desequilíbrios que nasciam na sua maioria de entendimentos entre Falcão e Varela (Mariano esteve uns furos abaixo dos dois companheiros de ataque). Toda esta dinâmica surtiu efeitos quando após boa jogada entre Varela e Mariano, Cléber pára um remate com a mão e é assinalado penalti. Além da expulsão de Cléber, Clébão também vê o 2º amarelo por protestos. Falcao chamado à conversão da grande penalidade, não desperdiça e com 2 jogadores a mais o FC Porto tinha, praticamente, o jogo resolvido. Ainda houve tempo para mais 2 golos azuis e brancos, selando assim um resultado pesado, que premiou a boa exibição do FC Porto e castigou as infantilidades dos madeirenses.

MVP para o Scouting Ground: Belluschi

Sporting CP 1 - 2 Sporting Braga

Original Video - More videos at TinyPic
Vit. Guimarães 0 - 1 SL Benfica

Original Video - More videos at TinyPic
FC Porto 3 - 0 Nacional

Original Video - More videos at TinyPic