sexta-feira, 28 de agosto de 2009

UCL. Liga Europa. Sorteio.

Ditou o sorteio para a fase de grupos da Champions os seguintes adversários para o F.C.Porto: Chelsea, Atlético de Madrid e Apoel.

Vítor Baía prontificou-se a classificar o grupo como dificílimo, mas, tal como em anos anteriores, os objectivos portistas deverão manter-se os mesmos: passar a fase de grupos e tentar chegar o mais longe possível nas rondas eliminatórias.

Ultrapassando a declaração oficial "politicamente correcta", a verdade é que o sorteio podia ter sido mais feliz (veja-se o Grupo G), mas podia ter ditado pior sorte.
Fosse qual fosse a equipa sorteada do pote 1, a análise seria quase sempre a mesma: o jogo fora é para deixar tudo em campo, mas não é para deitar nada fora em caso de desaire. O jogo em casa é para pontuar. O FC Porto tem apresentado boas exibições contra equipas inglesas (exceptuando o desastre com o Arsenal), esperemos que este ano consiga elevar ainda mais a fasquia, mesmo com os londrinos a demonstrar muita força neste início de campeonato, com três vitórias em outros tantos jogos.. Os jogos com os cipriotas são de vitória obrigatória, se bem que as equipas que pertencem ao pote 4 já causaram embaraços aos dragões. O que nos leva aos dois encontros com os espanhóis. Desengane-se quem espera uma reedição fácil das duas partidas do ano passado. Embora sem contratações sonantes neste defeso (mas com o regresso de Reyes), a equipa madrilena merece respeito pela sua experiência, bem como pelos valores individuais capazes de desequilibrar qualquer partida. Será nestas duas partidas que o F.C. Porto terá de tentar garantir o sucesso da campanha europeia.


Também já são conhecidos os adversários das equipas europeias na Liga Europa.
Mesmo sendo cabeças de série, Sporting e Benfica não tiveram muita sorte. Os encarnados terão como adversários os ingleses do Everton, os gregos do AEK Atenas e os bielorrussos do BATE Borisov.
De pior falta de sorte se poderá queixar o Sporting, ao qual foi sorteado talvez a equipa mais forte do pote 3. No grupo D, com o Sporting, estão o Heerenveen, Hertha Berlim, e o FC Ventspils.
Os dois grandes nacionais terão de encontrar o seu melhor jogo rapidamente para poderem disputar a passagem à fase seguinte da Liga Europa.
O Nacional, que já sabia que ia ter a vida mais complicada, calhou no último grupo com Werder Bremen, Austria de Viena e Atlethic Bilbau. Depois da eliminação fantástica do Zénit, os olhos da Europa estão virados para os púpilos de Manuel Machado. Até onde poderão ir?

Sem comentários: