sábado, 9 de maio de 2009

Robert Lewandowski

Nome: Robert Lewandowski
Nacionalidade: Polónia
Nascimento: 1988-08-21 (20 anos)
Posição: Avançado
Altura: 181 cm
Peso: 71 kg
Clube: Lech Poznań

Aqui está a nova máquina de marcar golos polaca. Lewandowski é um avançado muito jovem, com muita qualidade. Joga no Lech Poznan, uma das melhores equipas da ekstraklasa e marcou 14 golos esta época.

É um avançado muito tecnicista, com grande capacidade de desmarcação. Se melhorar o controlo de bola e recepção, pode vir a ser um caso sério do futebol mundial.

O seu passe está avaliado em cerca de 2 milhões de euros, mas com a sua vontade de dar o salto para um clube maior, pode ser negociado por menos que isso. Pode ser uma boa aposta para os clubes que participem na Liga dos campeões, incluindo os portugueses.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Ronaldo Vs. Messi, por linhas travessas...

Arsenal 1 - 3 Manchester Utd. (1-4)
Chelsea FC 1 - 1 FC Barcelona (1-1)

Como se previa, o jogo de 3ª feira, voltou a ter sentido único e voltou a ser em direcção da baliza do Arsenal. O Manchester dominou o jogo por completo e Ronaldo voltou a fazer uma exibição digna de melhor do mundo. Completamente merecida a chegada, de novo, á final do actual campeão europeu em titulo.

Em relação ao jogo entre o Chelsea e o Barcelona, ficou marcado pela injustiça e pela polémica. Voltou a não ser um jogo bem jogado, como o da 1ª mão, mas voltou a ser uma lição táctica de Guus Hiddink. O Chelsea marcou primeiro, com um grande golo de Essien, apesar de ter tido alguma sorte. Após isso houve poucas oportunidades claras de golo e as que houveram foram para o Chelsea, além de 3 lances duvidosos na área do Barcelona e 2 nada duvidosos, ficando assim, pelo menos, 2 grandes penalidades por assinalar. Apesar de tudo o Barcelona não desistiu e aos 93' marcou mesmo, com um golaço de Iniesta, permitindo assim aos catalães fazerem a festa, imerecidamente.



terça-feira, 5 de maio de 2009

Jornada XXVII - Pintado de Azul

Académica C. 0 - 0 Sporting CP
Nacional M. 3 - 1 SL Benfica
Maritimo 0 - 3 FC Porto

E pronto... ficou quase tudo decidido no campeonato.

A jornada 27 foi praticamente decisiva na liga 2008/09. O Sporting empatou com a Académica e permitiu, que bastasse ao Porto fazer 3 pontos em 3 jornadas para ser campeão. O Benfica ao perder com o nacional não só não aproveitou o tropeção do Sporting como ainda o deixou fugir mais.

Começando pelos leões, o Sporting apresentou-se em Coimbra com uma equipa muito remendada, devido ás muitas ausencias, pelos mais diversos motivos. O Sporting nunca foi uma equipa esclarecida e quase não criou oportunidades de golo. A equipa de Domingos, também estava interessada em manter o nulo, por isso foi deixando o jogo correr assim. Apesar de tudo o Sporting podia mesmo ter perdido o jogo, num contra ataque da académica nos ultimos minutos, impedido por uma grande defesa de Rui Patricio. Apesar de tudo, parabéns ao Sporting por ter tido a coragem de apresentar uma equipa com 9 portugueses, entre os quais 6 da sua cantera e 2 Brasileiros (quase portugueses - Liedson e Derlei).

O Benfica, entrou em campo a saber que o Sporting tinha deixado 2 pontos em Coimbra e podia aproximar-se da liga dos campeoes. Saiu tudo ao contrario, os jogadores do Benfica nunca jogaram em equipa e apenas foram superiores ao Nacional, quando já perdiam por 2-0. O Nacional fez um belo jogo e ficou apenas a 3 pontos dos encarnados. Destque para Nené que é mesmo um avançado muito completo e tem lugar em no plantel de qualquer um dos 3 grandes. Ruben Micael, que dizem já ter acordo com o Benfica, mostrou aos dirigentes da luz, que pode ser uma mais valia para o plantel. No Benfica destaque pela negativa para Katsouranis, que parece já, cá não estar.

Por fim, o FC Porto entrou em campo com vontade de acabar com o campeonato e marcou golo logo aos 2 minutos e já tinha enviado uma bola ao poste antes(!). Após o golo foi controlando o jogo e aproveitando os erros maritimistas, para criar oportunidades e marcar golos. Grande jogo de Rodriguez e de Tomas Costa, que teve nos 3 golos (marcando 1 deles). Os dragões podem fazer a festa, já no proximo domingo, em casa frente ao Nacional.

Académica C. 0 - 0 Sporting CP


Nacional M. 3 - 1 SL Benfica


Maritimo 0 - 3 FC Porto
0-1 R.Meireles 3'

0-2 Rolando 65'

0-3 Tomás Costa 83'

domingo, 3 de maio de 2009

Carlão

Nome: Carlos Alexandre De Souza Silva
Nacionalidade: Brasil
Nascimento: 1986-08-01 (22 anos)
Posição: Avançado
Altura: 190 cm
Peso: 78 kg
Clube: U. Leiria

Aqui vai o primeiro destaque para um jogador a actuar em Portugal. Carlão joga na U. Leiria e já foi dado como "quase" reforço leonino para a próxima época. É uma agradavel surpresa, mostrando que também podem surgir talentos nas divisões secundárias portuguesas.

Carlão chegou ao U. Leiria em Janeiro e mostrou logo, que tinha um talento acima da média, ajudando o Leiria a fazer uma 2ª volta extraordinária, colocando-a na rota da 1ª divisão. Hoje a União impressionou ao golear a olhanense (1º classificado) por 5 - 1 com 4 golos de Carlão.

Carlão é um avançado jovem, com grande porte fisico e que demonstra já grande experiencia, no momento de decidir as jogadas. Apesar de ser um jogador muito forte fisicamente, é muito forte a jogar em contra ataque.

Vamos vê-lo certamente nos grandes palcos do futebol português, na próxima época: