sábado, 11 de abril de 2009

Liga Sagres Jornada XXIV

FC Porto 3 - 0 E. Amadora
Sporting CP 3 - 1 Naval 1º Maio
SL Benfica 0 - 1 Académica C.

A 24ª jornada da epoca 2008/09, fica provavelmente marcada pela despedida do Benfica ao titulo e consequentemente, pelo final da estadia de Quique em Lisboa no final da temporada.

Num jogo em que o Benfica nem jogou tão mal como em jogos anteriores, notou-se a costumeira desorganização táctica. O Benfica foi tentando disfarçar esse facto, graças a um Aimar, que apesar da sua irregularidade exibicional, quando joga bem é capaz de carregar este Benfica ás costas. A Académica que tentou fazer um jogo seguro, nem sempre o conseguiu fazer, alguma das vezes defendendo muito mal, valendo-lhe um Peskovic em grande nivel e a pontaria afinada para os postes dos avançados do Benfica.

O Sporting também fez uma exibição abaixo do esperado, mas com a felicidade que o outro rival da 2ª circular não dispos, marcando assim sempre nos momentos chaves da partida. Com um Liedson que assumiu papel principal, esta tarde, fazendo assim muito mais que apenas as suas funções (marcar golos e hoje foram 2), recuperando bolas e assistindo os colegas. A Naval deu uma boa réplica enquanto teve forças fisicas e psicologicas para isso.

O FC Porto continua a fazer a sua passeata pela 2ª volta deste campeonato, sem dar hiposteses aos seus adversários, mostrando que está um degrau acima dos mesmos. Uma exibição muito segura, mesmo com muitos jogadores habitualmente supelentes, que mostraram que têm muito valor e que Porto tem um plantel muito completo. Destaque para Bruno Alves que marcou um golaço de livre directo,levantando assim a moral e festejando com os adeptos, após o erro (infantil) de old Trafford. Também Farias, continua a mostrar que tem qualidade para jogar com mais regularidade neste Porto, marcando esta noite 2 golos(já leva 7 no campeonato).

FC Porto 3 - 0 E. Amadora


Sporting CP 3 - 1 Naval 1º Maio


SL Benfica 0 - 1 Académica C.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Younousse Sankharé

Nome: Younousse Sankharé
Nacionalidade: França
Nascimento: 1989-09-10 (19 anos)
Posição: Médio
Altura: 185 cm
Peso: 71 kg
Clube: Stade Reims (Empréstimo)

Impressionante este médio/extremo esquerdo internacional u21 francês. Um jogador com apenas 19 anos com uma capacidade fisica e técnica brilhante.

Um jogador, que ainda demonstra alguma imaturidade e daí o seu emprestimo a um clube secundário (pelo PSG), de maneira a ganhar algum calo de competição profissional. É ainda um diamante em bruto, á espera de ser lapidado.

O ideal para este jovem jogador, seria ingressar num clube que tenha um treinardor com uma personalidade muito forte e que imponha respeito perante os jogadores, de maneira a que este não se perca com as tentações da fama e do dinheiro.

Este jogador neste momento ainda será bastante acessivel, mesmo para clubes que lutem pela uefa no campeonato portugues (pelo menos para emprestimo).

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Piet Velthuizen

Nome: Piet Hubertus Velthuizen
Nacionalidade: Holanda
Nascimento: 1986-11-03 (22 anos)
Posição: Guarda Redes
Altura: 189 cm
Peso: 87 kg
Clube: Vitesse

O jogador de hoje é provavelmente o próximo dono da baliza da selecção da Holanda.

Um jovem que aparenta ser lento, devido á sua fisionomia, mas com muito bons reflexos, por isso, muito bom entre os postes e muito seguro fora deles. Por vezes é acusado de algumas defesas para a camera, mas é um comportamento normal em guarda redes com a sua idade.

Chegou á titularidade da baliza do Vitesse na época de 2006/2007 e desde então, não mais a largou. Van der Sar já o apontou, publicamente, como um dos seus possiveis substitutos na defesa das redes da "Laranja Mecanica".

Mais um a vez o facto de estar numa equipa secundária poderá ser um factor apelativo para as equipas dos principais campeonatos europeus.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

John Fleck

Nome: John Fleck
Nacionalidade: Escócia
Nascimento: 1991-08-24 (17 anos)
Posição: Avançado
Altura: 1,84 m
Peso: 79 Kg
Clube: Glasgow Rangers

Chamam-lhe o Wayne Rooney escocês, tem 17 anos, um potencial muito acima da média e tem deixado toda a gente de boca aberta, na Escocia. Este companheiro de Pedro Mendes no Rangers, pode jogar a avançado ou extremo esquerdo e não só é muito rápido, como tem uma técnica muito evoluída. Destemido, sem medo de partir para cima dos adversários mais experiente, demonstra grande maturidade.

Poderá tratar-se de um novo fenómeno no futebol britanico, por isso, já não estará ao alcance do bolso de um clube qualquer. No entanto, ainda é novo para ingressar num gigante europeu.

Liga dos Campeões

Na 2ª jornada da primeira volta dos quartos de finais da Liga dos Campeões, o Barcelona provou que é mesmo o favorito á conquista da prova impondo um expressivo 4-0 ao Bayern Munchen, resultado que apenas pecou por escasso.

No outro jogo de hoje, aconteceu o que ninguem esperava. Após o Liverpool ter ganho por 4-0 ao Real Madrid e logo a seguir ter ido a Old trafford ganhar por 4-1, sofre uma humilhante derrota em casa, por 3-1, com um Chelsea que tem feito uma epoca muito abaixo das expectativas.

Nesta noite, Messi mostrou que o titulo de melhor do mundo este ano, não lhe fugirá certamente e que forma, provavelmente, com Eto'o e Henry uma das melhores frentes de ataque de sempre. No Chelsea o destaque vai para os 2 golos apontados pelo defesa sérvio, Ivanovic, que mostra que pode ser um concorrente á altura de Ricardo Carvalho e Terry.

Liverpool 1 - 3 Chelsea


Barcelona 4 - 0 Bayern M.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Manchester Utd 2 - 2 FC Porto

Super Porto. Jogo fantástico da equipa portuguesa no "teatro dos sonhos", sendo a personagem principal nesta "peça". O Porto entrou em campo com vontade de mostrar que o facto de os ingleses os terem desejado no sorteio, foi um erro.

O jogo começou com o FC Porto a carregar o Manchester e a inaugurar o marcador, com um belo golo de Rodriguez a aproveitar a desorganização da defesa inglesa, aquele que é o ponto mais fraco desta equipa, como ficou provado mais uma vez hoje. O Porto não tirou o pé do acelerador e esteve sempre em cima do Manchester na 1ª parte. Num dos poucos lances de desatenção (e talvez algum nervosismo) de Bruno Alves, este entregou a bola a Rooney, que não perdoou.

Na 2ª parte, o Manchester, entrou forte e a pressionar em cima a defesa do porto que nunca vacilou, fazendo com que Cissokho e Fernando fizessem um dos seus melhores jogos da época, mostrando que são uns jovens (ambos de 21 anos) cheios de talento. A equipa inglesa acabou por passar para a frente do marcador numa altura em que já não pressionava, mais uma vez numa das poucas desatenções da defesa portista (que a este nivel se pagam caras), através de um golo de C. Tevez após excelente toque de calcanhar de Rooney. O Porto reagiu, mostrando que atravessa uma fase de grande confiança, e igualou o marcador por Mariano, que voltou a justificar a permanencia no plantel portista para esta época. O destaque individual, vai para Fernando, que foi o pendulo da equipa, não esquecendo Cissokho e Sapunaro que estiveram brilhantes também. Esta equipa demonstra grande experiencia, maturidade e colectividade, para uma equipa com uma media de idades tão baixa. Excelente trabalho de Jesualdo Ferreira.

No outro jogo da noite o Arsenal empatou, em Espanha, com o Villareal, ficando aquem do que era esperado.

Manchester Utd. 2 - 2 FC Porto


Villareal 1 - 1 Arsenal

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Almen Abdi

Nome: Almen Abdi
Nacionalidade: Suíça
Nascimento: 1986-10-21 (22 anos)
Posição: Médio
Altura: 182 cm
Peso: 75 kg
Clube: FC Zürich

Este suiço com origem servia, é o primeiro médio em destaque no blog. É um médio, mas é o melhor marcador do campeonato suiço.

É um jogador ainda jovem, mas com uma cultura tactica muito acima da média. Tão forte no transporte da bola como no passe, não se inibe de aparecer na zona finalização, como tem provado nos jogos do campeonato.

O Aston Villa já afirmou o interesse neste jogador, que não ficará na Suiça por muito mais tempo, certamente.

domingo, 5 de abril de 2009

Leixões 0 - 1 Sporting CP & Estrela A. 1 - 2 SL Benfica

Os jogos dos grandes de Lisboa, esta jornada, ficaram ambos marcados por péssimas arbitragens e ambos jogos de nivel técnico e táctico bastante fracos.

Começando pelo jogo de Matosinhos, foi uma partida rica em picardias entre os jogadores e com muitas falhas do arbitro, neste ponto. Um jogo em que o Sporting foi melhor equipa (apesar, de não muito) e mereceu ganhar. Destaque para o jogador esforçado, que o ainda é, Derlei e para o jogador, que não sabe jogar mal, João Moutinho. Do lado dos matosinhenses destaque para o inconformado Diogo Valente, que lutou em todas as partes do campo.

Em relação ao jogo da Amadora, destaque para a péssima exibição do clube da Luz (houve quem tivesse dito, a pior da epoca), da equipa de arbitragem e para a exibição esforçada do Estrela que não treina há 8 dias. No Benfica, deve ser destacada, a exibição do guarda redes Quim, que de volta à titularidade, garante os 3 pontos para a sua equipa. No Estrela destaque para o esforço de todos os jogadores, sem querer evidenciar nenhum, por toda a situação que rodeia o clube e por achar que todos o merecem...

Leixões 0 - 1 Sporting CP

Original Video - More videos at TinyPic

Estrela A. 1 - 2 SL Benfica

Original Video - More videos at TinyPic

Grafite

Nome: Edinaldo Batista Libânio «Grafite»
Nacionalidade: Brasil
Nascimento: 1979-04-02 (30 anos)
Posição: Avançado
Altura: 189 cm
Peso: 88 kg
Clube: Wolfsburg

O destaque de hoje vai para um jogador já experiente, mas que se encontra a fazer uma época de sonho no campeonato alemão. É um jogador muito forte, com muita técnica e com facilidade de remate.

Grafite, fez 30 anos a semana passada e este fim de semana marcou 2 dos 5 golos com que o wolfsburg presenteou o Bayern Munchen, vingando assim o Sporting. Esta época, leva já, 20 golos em 17 jogos.

É um jogador que apesar da sua idade, ainda tem muito para dar ao futebol e quem sabe dar o salto na carreira este ano.

Aqui ficam os videos da goleada do wolfsburg ao bayern (4º e 5º golo do wolfsburg são do grafite) e algumas jogadas da carreira deste jogador: