quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Portugal - Malta

Portugal joga hoje o primeiro de três jogos decisivos para garantir a viagem até à África do Sul em 2010. Malta aparenta ser um adversário débil, com 0 golos marcados e 22 sofridos. Só uma verdadeira hecatombe impedirá Portugal de marcar presença no play-off de acesso ao Mundial. Portugal nunca perdeu com Malta, mas já empatou.... 4 vitórias e 1 empate é o registo entre as duas selecções, e o empate claramente não nos serve.

Na defesa, o seleccionador não deverá fazer alterações, jogando Eduardo na baliza, com Bosingwa e Duda nas laterais, Ricardo Carvalho e Bruno Alves a centrais. No ataque, Nani parece ser o substituto natural de CR7, a julgar, quer pelas opções de que o seleccionador dispõe, quer pela substituição operada no Hungria - Portugal de sábado. Assim, Nani terá lugar no onze, jogando com Simão e Liedson na frente de ataque da equipa lusa.

As grandes dúvidas residem no meio campo. Pepe cumpriu castigo e está apto a defrontar Malta. Mas, terá lugar na equipa depois da magnífica exibição de Pedro Mendes? Poderão os dois jogar em conjunto, sacrificando-se assim Raul Meireles? E Tiago? Caso recupere em pleno, começará no onze? Questões pertinentes que ninguém poderá responder, eu pelo menos não, uma vez que Carlos Queiroz é um treinador no mínimo.... surpreendente. No entanto, tendo que apostar num trio para o meio campo, este seria claramente Pedro Mendes, Raul Meireles e Deco. Um dos maiores brocardos do futebol, "equipa que ganha não se mexe", aplica-se em pleno para o Portugal - Malta. Bem, quase em pleno, já que o menino de ouro e pseudo capitão da selecção nacional já está em Madrid, proibido de se deslocar a Guimarães para apoiar a equipa por ele capitaneada...

Vamos lá tugas, ganhem e façam-nos sonhar!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Portugal no Mundial?

Long time no see... Vou tentar reactivar este fórum de discussão sobre futebol, com uma temática muito actual: A Selecção Nacional.

No último sábado, Portugal obteve a primeira (!) vitória em casa nesta fase de apuramento para o Mundial da África do Sul. Até sábado o saldo tuga era de 2 empates e uma derrota. Quando uma equipa como Portugal está até à penúltima jornada sem vencer em casa e, diga-se, obrigada a vencer em casa (afinal os húngaros tinham os mesmos pontos que nós), algo vai mal no reino de Queiroz. Apesar de, a espaços, a Selecção apresentar bom futebol, com boa circulação de bola, e uma boa ocupação dos espaços, sobretudo dos corredores laterais, na maioria das vezes o futebol da equipa das quinas é cinzento e inconsequente. Podemos mesmo dizer que Liedson salvou Queiroz, com 2 golos em 3 jogos, e se Portugal eventualmente se qualificar para o Mundial, deve-o quase em exclusivo, ao ponta de lança luso-brasileiro.

Na minha opinião, depois da vitória face à Hungria, Portugal voltou à mó de cima. De repente, as exibições com a Albânia, quer em casa, quer fora, a derrota caseira com a Dinamarca, ou a absoluta inoperência face aos suecos, deixaram de importar. Não percebo. Convinha que toda a gente se lembrasse que ainda não estamos apurados, afinal falta ultrapassar Malta. Muita gente dirá que o jogo com Malta não passa de um pró form, uma espécie de passeio para os jogadores lusos, mas quantos não disseram o mesmo em relação à Albânia?

Se Portugal ganhar amanhã, garante o apuramento para o play off. Num grupo onde era claramente a favorita, este resultado é o menos mau. Deixa-nos sonhar... Poderemos inclusivé até ser cabeças de série no sorteio para os play-off evitando equipas como a França. Restarão, até ver, equipas como por exemplo a Irlanda. A pergunta que eu vos deixo é: Se não nos conseguimos impôr, se não conseguimos vencer, um grupo onde os adversários mais complicados são a Dinamarca e a Suécia, o que é que esta equipa vai fazer à África do Sul?