quinta-feira, 23 de abril de 2009

Marcus Berg

Nome: Marcus Berg
Nacionalidade: Suécia
Nascimento: 1986-08-17 (22 anos)
Posição: Avançado
Altura: 184 cm
Peso: 76 kg
Clube: FC Groningen

Hoje, o jogador referenciado é um avançado, que teve um crescimento muito rápido. Em 2005/06 chegou á primeira equipa do Goteborg e em 2006/07, com apenas 20 anos, já era titular e marcou 14 golos em 17 jogos. No fim dessa época, Marcus Berg, transferiu-se para o Groningen, da Holanda, tornando-se a transferencia mais cara de sempre de um jogador do Goteborg (2,5M €). A adaptação não podia ter sido melhor e na sua primeira época marcou 15 golos em 25 jogos. Esta época já leva 17 golos e deverá ser a sua ultima época no clube.

Berg é um goleador nato. Avançado com optimo sentido posicional, com muita facilidade de remate. É, também, muito forte na recepção de bola, utilizando-a, muitas vezes, para tirar, da frente, os adversários, ou para preparar o remate.

É um jogador, que devido á sua veia goleadora, já não é barato. Provavelmente, demasiado caro para os grandes portugueses, mas com certeza, esta época rumará a um campeonato de top europeu.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

FC Porto a "Paços" para o Jamor

Nacional 2 - 3 Paços de Ferreira (4 - 5)
E. Amadora 2 - 1 FC Porto (2 - 3)

O FC Porto foi á reboleira com uma vantagem de 2 golos e fez descansar alguns dos seus habituais titulares. Mesmo assim o Porto foi mais forte o jogo inteiro e entrou, logo a abrir, com um golo que matou a eliminatoria. Com o passar do tempo e desperdiçando muitos golos, o Porto adormeceu, o que permitiu ao Estrela virar o marcador e ganhar alguma esperança, ainda antes do intervalo. Após o descanso o jogo voltou ao normal, com o jogo controlado para os portistas, mesmo assim desperdiçando muitas oportunidades de golo. Destaque para a lesão grave de Hulk (que não deve poder jogar mais esta epoca) e de Sapunaru. Valeu a crença dos estrelistas (apesar de jogarem em condições precárias), para tornar o jogo, algo, emotivo.

A verdadeira surpresa aconteceu na madeira. A equipa da casa tinha a vantagem de ter empatado fora a dois golos. Não só não conseguiu manter essa vantagem, como se viu a perder muito cedo por 2 golos. O Nacional ainda acreditou e chegou ao empate no jogo e na eliminatoria, mas deitou tudo a perder, ao cometer um penalti ao minuto 90 que o paços não aproveitou. Destaque para Cristiano, que é, sem duvida, um jogador tecnicamente muito evoluido. Merecia mostrar as suas qualidades num clube com outra dimensão.

Nacional 2 - 3 Paços de Ferreira



E. Amadora 2 - 1 FC Porto

terça-feira, 21 de abril de 2009

Alan Dzagoev

Nome: Alan Elizbarovich Dzagoev
Nacionalidade: Rússia
Nascimento: 1990-06-17 (18 anos)
Posição: Médio
Altura: 179 cm
Peso: 70 kg
Clube: CSKA Moskva

No dia em que Arshavin marcou 4 golos contra o Liverpool, mostro-vos aquele a quem chamam o novo Arshavin. Alan Dzagoev é um playmaker de 18 anos, que já tem um papel muito activo no CSKA Moskow. Na primeira época como profissional, jogou na 2a divisão Russa, com apenas 16 anos, e marcou 6 golos em 37 jogos. Na época passada ingressou no CSKA e em 17 jogos marcou 8 golos e fez 5 assistências. Esta época tem 3 golos em outros tantos jogos.

Dzagoev joga como médio centro, ou como apoio aos avançados. Tem uma visao de jogo muito alargada, o que lhe permite fazer passes mortiferos. É também um jogador muito inteligente, que acompanha muitas vezes o ataque, o que lhe vai permitindo marcar muitos golos.

Este médio é ainda muito jovem, o que não tornará nada fácil a saída do seu país. Apenas um grande clube terá poder para assegurar este prodígio.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Jornada XXV - Sem Surpresas!

V. Guimaraes 1 - 2 Sporting CP
Academica 0 - 3 FC Porto
V. Setubal 0 - 4 SL Benfica

Numa jornada em que nada de surpreendente ocorreu, destacou-se a grande vontade de vencer, dos 3 grandes.

O primeiro a entrar em campo foi o Sporting. A primeira parte deste jogo acabou empatada a 0, mas o Sporting podia bem ter chegado ao intervalo em vantagem. Os Leões estavam a ser uma equipa muito superior, com varias ocasiões de golo e um golo anulado,, durante o primeiro tempo. Na 2a parte tudo mudou e o Guimarães foi para cima do Sporting e até chegou á vantagem. Os leões não se deixaram abater e com uma pressão muito alta conseguíram dar a volta ao marcador, mostrando grande raça. Destaque para 3 brasileiros, Derlei, Liedson e Ronny. Os 2 avançados, foram os principais responsáveis pela pressão constante sobre os vimarenenses. Ronny entrou para a marcação das bolas paradas e deu resultados.

O FC Porto foi sempre muito superior em Coimbra. Com a posse de bola sempre a rondar os 70%, nunca permitiu à académica jogar o seu jogo. Mesmo assim chegou-se ao intervalo com um nulo no marcador, podendo mesmo, a equipa portista, ter chegado ao intervalo em desvantagem, devido a um penalti não assinalado, por mão de Raul Meireles na área. Na 2ª parte, o Porto entrou ainda mais forte e resolveu o jogo, logo no inicio com 2 golos quase de seguida de Rolando e de Lisandro. Mariano fechou a contagem, após uma bela jogada de equipa. Fernando e Lisandro estiveram, mais uma vez, em destaque na equipa portista.

Em Setúbal, a equipa da casa voltou a demonstrar, porque é um dos principais candidatos á descida. Sem nenhuma estratégia definida no jogo permitiu que o Benfica chegasse à frente do marcador sem qualquer dificuldade. Após esse momento, o Benfica ganhou confiança e foi avolumando o marcador sem qualquer oposição setubalense. Principal destaque para os dois avançados, Nuno Gomes e Cardozo, que apesar de não terem tido um trabalho exemplar tiveram o mérito de, ambos, bisarem no jogo. Destaque ainda para o inconstante Reyes, que nesta jornada mostrou porque já foi uma grande estrela.

V. Guimarães 1 - 2 Sporting CP


Académica 0 - 3 FC Porto


Setubal 0 - 4 SL Benfica

domingo, 19 de abril de 2009

Vladimir Stojkovic

Nome: Vladimir Stojkovic
Nacionalidade: Sérvia
Nascimento: 1983-07-28 (25 anos)
Posição: Guarda Redes
Altura: 195 cm
Peso: 92 kg
Clube: Getafe (Empréstimo)

Este jogador, ainda do Sporting CP, está a jogar no Getafe. Em Portugal, havia muito pouca gente a dizer bem dele. Esteve á experiencia em Inglaterra, também não resultou... Estou, hoje, a destacá-lo aqui, pela magnifica exibição, de ontem perante o Barcelona.

Stojkovic é um guarda-redes que tem tanto de talento, como de instabilidade psicológica. Ontem foi sem duvida o homem do jogo, na derrota do Getafe com o Barcelona (0-1), com defesas que estarão com certeza no video de melhores momentos de La Liga 2008/09.

Esperemos que o Getafe tenha conseguido resgatar psicologicamente, este brilhante guarda-redes... para bem do Sporting CP.