sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Opinião Parte I, o Mercado de Transferências Internacional 2009/2010

Quatro dias depois do fecho do mercado de transferências chega a hora de analisar um dos mais agitados defesos dos últimos anos, a nível nacional, mas sobretudo a nível internacional.

Neste defeso realizaram-se três das cinco maiores transferências de sempre no mundo do futebol, Cristiano Ronaldo (1ª), Zlatan Ibrahimovic (3ª) e Kaká (5ª). Aliás, é indiscutível que, se foi a Liga Inglesa a que mais investiu a nível de contratações (cerca de 540 ME), as verdadeiras estrelas estão na Liga Espanhola, ou melhor, em dois clubes da Liga Espanhola. Com efeito, Real Madrid e Barcelona garantiram os dois melhores jogadores da Liga Italiana (Ibrahimovic e Kaká), sendo que os merengues garantiram ainda os melhores jogadores das Ligas Inglesa e Francesa(CR9 e Benzema). Assim, apesar de ter gasto "apenas" 480ME, a Liga Espanhola está melhor que nunca prometendo um campeonato absolutamente frenético.

Se o Real Madrid movimentou cerca de 350ME, 260ME em aquisições e cerca de 90ME em vendas, o outro grande protagonista deste defeso foi, sem dúvida, o Manchester City. Investindo cerca de 140ME em jogadores como Kolo Touré, Carlos Tevez, Adebayor e Roque Santa Cruz, os blues foram a equipa que mais se reforçou na Liga Inglesa, movimentando no total cerca de 150ME. Apesar de menos mediáticos, clubes como o Liverpool (43ME) , Man Utd (37ME) e um surpreendente Aston Villa (47ME) animaram o defeso inglês.
Real Madrid e Manchester City foram aliás, os grandes responsáveis pelo defeso mais activo desde há muito tempo. Num cenário de crise económico-financeira, como tantas vezes temos ouvido seria improvável, no mínimo, que neste verão tantas jogadores mudassem de clube, sobretudo por somas tão avultadas.

Na Liga Italiana, o clube que mais receitas obteve com a venda de jogadores foi o Inter de José Mourinho, por culpa das vendas de Ibrahimovic, Maxwell e Acquafresca, sendo simultâneamente o clube que mais dinheiro despendeu para se reforçar (90ME), surgindo o Génova num surpreendente segundo lugar (70ME), à frente de clubes como a Juventus (50ME) e Milan (25,5ME).

No que à Liga Alemã diz respeito, o colosso alemão Bayern de Munique foi o maior investidor, contratando, entre outros, Mario Gomez (30ME), Tymoshchuk (11ME) e Arjen Robben (25ME), num total de 75ME, sendo o Hamburgo (29ME) o segundo maior investidor.


Num outro plano, se as aquisições milionárias do Real Madrid injectaram capital num mercado em contracção financeira, não posso deixar de relevar os verdadeiros "saldos" merengues. Jogadores como Huntellaar, Robben, Sneijder, foram vendidos por montantes muito abaixo do seu real valor. Milan, Bayern e Inter fizeram contratações absolutamente fantásticas se basearmos a nossa análise na relação qualidade preço.
A política de contratações de Florentino Pérez levou a que jogadores como Miguel Torres, Parejo, Negredo, Alberto Bueno e Javi Garcia, jogadores da formação madrilena, perdessem o pouco espaço que tinham no plantel merengue.
Neste defeso o clube madrileno adquiriu sete jogadores pela astronómica quantia, já referida de 240ME. A necessidade de receitas era evidente e Jorge Valdano, director desportivo do Real nunca o escondeu.O que é certo é que, a venda de, nada mais nada menos do que 13 jogadores, entre jogadores formados no clube e aquisições de anos anteriores, rendeu ao Real Madrid apenas 90ME, menos de 1/3 do montante investido.
Apesar de ter atacado o mercado de uma forma muito agressiva, o clube da capital espanhola, confrontado com a necessidade de gerar receitas para equilibrar as contas do clube, ficou numa posição negocial demasiado fragilizada, não conseguindo vender os seus activos ao seu preço real de mercado.


Para terminar, deixo-vos com o Top 20 dos clubes que mais investiram em jogadores no defeso de 2009/2010:

1. Real Madrid / Espanha – 257.400.000 €
2. Manchester City / Inglaterra – 139.300.000 €
3. FC Barcelona / Espanha – 113.500.000 €
4. Internazionale / Itália – 90.500.000 €
5. Bayern Munique / Alemanha – 74.700.000 €
6. Olympique Lyon / França – 72.500.000 €
7. FC Génova / Itália – 69.300.000 €
8. Juventus / Itália – 55.300.000 €
9. Nápoles / Itália – 49.700.000 €
10. Aston Villa / Inglaterra – 46.900.000 €
11. FC Liverpool / Inglaterra – 43.500.000 €
12. Sunderland / Inglaterra – 42.300.000 €
13. Olympique Marselha / França – 40.900.000 €
14. Manchester United / Inglaterra – 36.900.000 €
15. Tottenham Hotspurs / Inglaterra – 34.400.000 €
16. Bordéus / França – 30.000.000 €
17. Hamburger SV / Alemanha – 28.900.000 €
18. FC Chelsea / Inglaterra – 28.500.000 €
19. Fenerbahce – Turquia – 28.000.000 €
20. FC Sevilha / Espanha – 27.000.000 €

Em primeiro lugar, tenho que destacar o facto de o investimento do Real Madrid ser praticamente o dobro do investimento do Manchester City, segundo colocado na tabela. Por outro lado, e apesar de no top 3 estarem dois clubes espanhóis, continuam a ser os clubes ingleses a dominar este top 20, com sete clubes, entre os quais os surpreendentes Aston Villa e Sunderland.
De realçar também a presença do Génova no sétimo lugar, e ainda, as presenças de Marselha e Bordéus, que pela primeira vez fazem companhia ao Lyon, neste top 20.

2 comentários:

Ju disse...

Muito bom post;)

Estes valores falam por si e, numa opinião talvez muito rasteira e popular, são insultuosos...resta-nos esperar exibições brilhantes!

Man of the Hour disse...

Excelente estreia.

Bem vindo ;)