domingo, 6 de setembro de 2009

Portugal: ...se as balizas fossem maiores?!

Dinamarca 1 - 1 Portugal

Portugal empata na Dinamarca e fica, praticamente, arredado do mundial 2010 na África do Sul.

Num jogo em que Portugal nem começou muito bem, mas reagiu muito melhor do que é costume, mas como de costume falhou na finalização.

4-4-2 ou 4-6-0?
Na primeira parte Portugal entrou em jogo apertado por uma pressão alta muito alta dos médios dinamarqueses e demorou alguns minutos até acertar as marcações no meio campo. Devido ao sistema de 4 médios e 2 avançados adaptados e muito moveis, que muitas vezes também surgiam no meio campo, Portugal dominou por completo o meio campo devido á enorme superioridade numérica naquela zona. O principal problema durante esta fase do jogo foi que este sistema levava a que fossem escassos os jogadores que surgiam em situação de finalização, o que fez com que o enorme domínio durante toda a primeira parte não se traduzisse em muitas oportunidades claras de golo. A Dinamarca que procurou jogar sempre fechada na sua defesa, tentando criar perigo apenas em contra ataque, ou em lances de bola parada, aproveitando a diferença de estatura entre os jogadores das duas selecções. Esta estratégia colheu frutos aos 42' quando se adiantou no marcador devido a um grande lance na área portuguesa, de Bendtner.

Levezinho
Na 2ª parte Liedson estreou-se com a camisola das quinas e a equipa portuguesa passou a jogar em 4-3-3. Esta alteração de sistema, fez com que Portugal perdesse o domínio do meio campo e consequentemente perdesse o controlo do jogo, permitindo á Dinamarca jogar com mais á vontade, longe da sua área. Portugal voltou a estar por cima no jogo, a partir dos 70 minutos, quando moveu os seus laterais para o meio campo, arriscando muito mais e pressionando logo á saída da área dinamarquesa. Aos 82 minutos Liedson fez o que tão bem sabe e permitiu a Portugal ainda sonhar com a vitoria neste jogo, mas apesar de ainda terem criado algumas oportunidade, já não havia tempo para mais.

Futuro
Mais uma vez o resultado fica aquém das expectativas e deixa o apuramento e Carlos Queiroz em muito maus lençóis. A opção de deixar Liedson no banco, não terá sido a melhor, num jogo em que era mesmo necessário marcar golos. A justificação nem pode ser a falta de entrosamento entre os jogadores, se não também não se compreende a alteração de sistema para um jogo tão importante. Muitas opções duvidosas têm tornado o futuro de Queiroz como seleccionador português muito complicado.

1 comentário:

Ju disse...

Absolutamente de acordo! Quando se fala do Levezinho não se pode falar de futuro mas sim de presente...mesmo que assim não fosse, independentemente da idade do jogador, em jogos decisivos do onze titular tem que constar um jogador que desiquilibra, que resolve a qualquer momento e quanto mais cedo melhor! Neste momento esse senhor é indiscutivelmente Liedson!!

P.S. E os Golos do Ronaldo?? Nunca desilude o "capitão" das quinas!BAH:P